Embora os institutos de meteorologia não tenham informado com exatidão, a velocidade do vento que passaria sobre Araputanga na tarde de ontem (22), a ventania que assolou algumas partes da cidade foi bastante intensa.
Poucos sabem, porém, o município de Araputanga tem um trecho que parece ser o preferido pelos ventos mais intensos. Os mais experientes e observadores confirmaram à reportagem que a localização desse corredor está a noroeste da cidade, no sentido Reserva do Cabaçal.
CORREDOR NOROESTE
Em geral, os ventos de intensidade maior surge à esquerda da Fazenda Araputanga, passando sobre o linhão de energia, loteamento Água Boa, Bairro Cidade Alta e adjacências, cobrindo o morro onde estão o reservatório de água e as antenas de televisão, no Jardim Primavera e saindo na antiga salgadeira, próximo ao Parque Industrial da cidade, seguindo para o leste do município, já na zona rural.
VENTO NORDESTE
Apesar do corredor de vento sobre o território araputanguense cortar a cidade, vindo da direção noroeste, toda vez que uma ventania surge oriunda da direção Nordeste, os prejuízos são certamente maiores.
Talvez o registro mais intenso dos últimos cinco anos ocorreu em 27 de outubro de 2012, nas primeiras horas do período noturno, quando o vento derrubou centenas de árvores na zona rural de Araputanga, prejudicando o tráfego nas estradas vicinais, particularmente na estrada da Mineração e, no espaço de dois quilômetros da MT-175, logo na chegada da cidade, onde os eucaliptos dificultaram e até interromperam o tráfego na rodovia.
PLACA AO CHÃO
Se a gestão pública municipal quiser identificar novamente o Parque Industrial da cidade terá que mandar confeccionar outra placa, pois, a velocidade do vento destruiu totalmente a placa então existente.
É verdade que o vento que soprou sobre a cidade, embora tenha sido intenso em alguns locais, é apenas um dos primeiros a surgir na mudança da estação. A julgar pelo forte calor, é bem possível que surjam novos temporais com ventos bem mais intensos.
Os principais institutos de meteorologia indicam para hoje (23), rajadas de ventos com até dez nós, cerca de 19kms/h. Se o Instituto estiver certo e a previsão se confirmar o vento e suas rajadas devem surgir entre meio dia e duas e meia da tarde.